terça-feira, 30 de julho de 2013

VOTORANTIM METAIS INICIARÁ CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM RONDON DO PARÁ

A Votorantim Metais iniciará os cursos de capacitação profissional visando à qualificação de mão de obra para o Alumina Rondon e o mercado de trabalho. A partir do segundo semestre, serão ofertadas vagas para os cursos de ajudante de obras, armador de ferragens, auxiliar de instalações hidráulicas, encanador, mestre de obras, carpinteiro, pedreiro e pintor de obras. Mais de 700 profissionais serão capacitados para atuação tanto na implantação do projeto como no mercado de trabalho em geral.

Além desses cursos, a Votorantim Metais também realizará capacitação específica para produtores rurais. O Programa de Fomento à Produção Agrícola prevê a realização dos cursos de operador de máquinas e implementos agrícolas, auxiliar técnico em agropecuária, agricultor agroflorestal, horticultor, agricultor familiar e identificador florestal. O objetivo é fomentar a produção de alimentos na região e tornar os produtores locais aptos a atender às demandas do empreendimento.

Ainda em Rondon do Pará, a Votorantim Metais em parceria com o Instituto Votorantim está realizando o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa composta por dois projetos: Modernização da Gestão Pública Municipal e Planos Básicos Municipais. Os projetos visam promover ações para o desenvolvimento local, modernização da gestão municipal, qualificação dos servidores e gestores e possibilidade de captação de recursos disponíveis em linhas de recursos do Governo Federal.

O primeiro projeto, de Modernização da Gestão Pública e Planejamento de Governo, consiste no diagnóstico das áreas administrativas e tributárias e setores básicos do município, como saúde, educação e assistência social. Ao finalizar a análise, prioridades serão definidas para elaboração de projetos para captação de recursos federais. Já a elaboração dos Planos Básicos Municipais pretende apoiar o município no atendimento de pré-requisitos de legislação e projetos para adequada inscrição em órgãos federais para obtenção de recursos.

Sobre o Alumina Rondon – O Alumina Rondon é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil. Prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com a mina de bauxita, um dos seus grandes diferenciais quando comparado a outros empreendimentos da cadeia do alumínio no Pará.

Com previsão de início da operação em 2017, o Alumina Rondon é um investimento de R$ 6,6 bilhões da Votorantim Metais. A expectativa é que o empreendimento gere em média mais de 6.000 postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados. A contratação, a capacitação e a qualificação da mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais.

Sobre a Votorantim Metais – Empresa global do Grupo Votorantim, com atuação de destaque nos mercados de níquel, zinco e alumínio. Possui unidades no Brasil, Peru, Chile, Estados Unidos e China. A empresa está entre os dez maiores produtores mundiais de zinco, é o maior produtor de níquel da América Latina e possui o maior complexo integrado de alumínio, ocupando o papel de liderança no cenário econômico brasileiro, como maior produtora de alumínio primário do país. Somente a unidade de São Paulo tem capacidade para produzir 475 mil toneladas anuais do produto. A produção é destinada para atender ao mercado interno de construção civil, eletricidade, embalagens, bens de consumo e transporte.

No Brasil, são 11 unidades industriais e sete minas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. No exterior, a Votorantim Metais possui a refinaria de zinco em Cajamarquilla, no Peru, e participação na Companhia Mineradora Milpo, com unidades no Peru e Chile. Com isso, a VM tem aproximadamente 10 mil funcionários. Além dos investimentos em expansões, a VM destina parte de seus recursos para projetos sociais, ambientais, culturais e de segurança. Somente em 2012 foram investidos aproximadamente 11 milhões de reais em cerca de 50 projetos sociais.

Conheça mais detalhes do projeto Alumina Rondon no site, clicando aqui.