sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VESTIBULAR UNIFESSPA 2014 EM RONDON DO PARÁ


Saiu o edital para o processo seletivo (antigo vestibular) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) que inicia sua implantação em 2014. Somente poderão participar desse processo seletivo candidatos inscritos no ENEM 2013, por isso muita atenção você que já concluiu ou está concluindo o ensino médio este ano e pretende estudar nesta instituição.

Em Rondon do Pará serão apenas 2 cursos, em turno integral, contabilidade e administração. Se isso serve de consolo, além de Marabá, que receberá 23 cursos, somente Santana do Araguaia e São Félix do Xingu receberão cursos da instituição, sendo 1 curso cada, licenciatura em matemática e licenciatura em letras – língua portuguesa, respectivamente.

Quando foi anunciada a implantação da instituição em nosso Município foram anunciados 5 cursos iniciais: contabilidade, administração, direito, economia e licenciatura em letras, por isso o edital surpreende contendo apenas 2 cursos iniciais. É o caso da comunidade, junto com a administração pública municipal (a prefeita Cristina Malcher) e com os parlamentares federais da região (deputados Zequinha Marinho e Wandenkolk Gonçalves) se mobilizarem para cobrar a ampliação da oferta.

Todos sabem da importância estratégica da implantação deste campus universitário federal em Rondon do Pará, especialmente nessa fase inicial de implantação do Projeto Alumina Rondon, para qualificar mão de obra especializada, senão ficaremos apenas com aquelas funções básicas, enquanto as altamente qualificadas e altamente remuneradas serão importadas de outras regiões, como tem sido comum na Amazônia.

Fidelis Paixão

Nenhum comentário: