quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Resultado das eleições em Rondon do Pará


Apesar das turbulências e conflitos durante o dia da eleição, no geral Rondon do Pará viveu um clima de tranquilidade e de expectativa na eleição do prefeito e dos vereadores. Pesquisa de boca-de-urna indicava empate técnico, com um candidato à frente por uma margem de 4% o que acabou se confirmando no resultado da apuração, que ficou com o seguinte resultado:

Olavio Rocha (PMDB+PSB+PPS+PSC+PSDC+PRB) 7.499 votos (34%)
Cristina Malcher (PSDB+DEM+PV) 6.571 votos (30%)
Maria Joelma (PT+PTB+PP) 3.878 votos (17%)
Dr. Antonio (PR+PDT) 3.667 votos (16%)

Com esse resultado, Rondon do Pará confirma a realidade geral do país em que os partidos da base de sustentação do Governo Lula sairam amplamente vitoriosos na urna.

Já para a Câmara de Vereadores, ocorreu praticamente a confirmação da atual composição, pois dos 9 atuais vereadores, 6 foram reeleitos (1 tinha sido candidato a vice na chapa derrotada do Dr. Antonio). A Câmara então terá a seguinte composição:

Zé dos Reis (PMDB) 853 votos
Gedeon do açougue (PPS) 838 votos
Paulo Sérgio (PT) 791 votos
Nagib do açaí (PT) 777 votos
Josimar (PMDB) 741 votos
Lúcia da AMOBAM (PSC) 619 votos
Gilson da Mapincol (PPS) 591 votos
Edivan da van (DEM) 535 votos
Budega (PDT) 497 votos

A novidade foi a eleição de Lúcia, única mulher entre os eleitos, uma líder comunitária de bairro, eleita praticamente sem estrutura de campanha, mais pelo empenho da comunidade do que por recursos financeiros. Da mesma forma, o Nagib do açaí, líder comunitário que realiza atividades culturais no seu bairro e que teve o empenho do bairro em sua eleição. O outro novo vereador veio do DEM, Edivan. Também deve ser ressaltado o fato do PT ter eleito vereadores pela primeira vez na história do Município, já que o vereador Paulo Sérgio tinha sido eleito anteriormente pelo PPS e depois migrou para o partido.

Dos votos proporcionais, a coligação de Olavio Rocha (PMDB, PRB, PPS, PSDC, PSC e PSB) obteve 11.676 votos; a coligação de Maria Joel (PT, PTB e PP) 4.362 votos; a coligação Cristina Malcher (PSBD, DEM e PV) 3.091 votos; e a coligação de Dr. Antonio (PR e PDT), 2.805 votos.

Com a eleição de Olavio Rocha, o PMDB confirma sua hegemonia política no Município e na região da BR-222, uma vez que também elegeu o prefeito de Dom Eliseu (Joaquim) e apoiou a eleição do prefeito de Abel Figueiredo (Hildefonso). Em Bom Jesus do Tocantins, o PT elegeu o médico Sidnei prefeito. Dessa forma espera-se que a região da BR-222 tenha mais facilidade para atrair investimentos e apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para obras de infraestrutura e geração de emprego e renda.

sábado, 4 de outubro de 2008

Rondon do Pará marcha para Jesus!

Mais de 4.000 pessoas participaram da Marcha para Jesus no dia 01 de outubro em Rondon do Pará, convocada pelo Conselho de Pastores da cidade. O evento reuniu igrejas de diferentes denominações e credos religiosos, irmanadas no propósito de clamar pela paz e de promover o diálogo interdenominacional a favor da população. Nos últimos tempos o Município tem sofrido com muitas situações de violência, morte e desemprego. A unidade daqueles que oram e clamam pela transformação da cidade é um fator determinante para a mudança dessa realidade.No final do evento o cantor Fabyano Barcellos levou a multidão a momentos de cânticos e louvores, gerando um clima muito forte de manifestação da presença de Deus.